sábado, 27 de junho de 2009

10 anos do Gigante de Ferro

Disso eu me lembro muito bem. Em 1999, eu era rato do Imdb e do Rotten Tomatoes, e me lembro que os dois deram destaque pra uma animação desconhecida (pra quem acompanha cinema pelos cartazes nas salas de Camboriú, ou pelos teasers na TV da época) sobre um robô gigante. Naquele ano, chamava mais a atenção o fato de ser dublado pela Jennifer Aniston (pô, só a voz?) e pelo Harry Connick Jr. (o que depunha contra, porém, divago), do que pela premissa aparentemente chocha - um robô gigante chega à Terra? "E daí, 99 foi ano de Matrix, cara!". No final, a letargia dos cinemas da região fizeram com que eu só assistisse o filme em VHS, no ano seguinte. E o que eu vi ficou marcado até hoje.

O Gigante de Ferro é aquela história que provavelmente já deve imaginar (um gigante de ferro acaba na Terra, um menino vira seu amigo e mentor, perigos perigos perigos, crescimento para o menino, um coração para o gigante), no entanto, o que poderia virar uma experiência absolutamente descartável nas mãos de qualquer diretor, aqui vira uma história contada com extrema delicadeza e cheia de estilo (o robô computadorizado, dublado por um Vin Diesel logo após Soldado Ryan, continua ótimo). O que não espanta hoje, sabendo que o diretor é Brad Bird, responsável por 'Os Incríveis' e 'Ratattouile'. Um filmaço, e que definitivamente não merece ser esquecido pelo tempo.

Ótima lembrança do Sadovski



Nenhum comentário: