quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Quem verá o visionário?

Sem nem pensar direito (e dar margem à falar merda), o filme do ano vai ser Watchmen. Baita investimento, culto em cima do teto original, controvérsias, e - como não poderia deixar de ser - uma ótima história são apenas alguns dos atrativos do filme. Mas o que me incomoda muito, e me deixa com aquela sensaçãozinha incômoda de que eu vou me decepcionar é o seguinte:


A fonte tá ok, bem no estilo do original. O elenco tá legal, curti chamar o Robert Downey Jr. genérico pra fazer o Comediante, a Zoey Deschanel genérica pra Espectral, e o Billy Crudup - baita escolha - pro Dr. Manhatan. Ao contrário da grande maioria dos fãs tru da obra, achei uma boa idéia colocar mamilos no Ozymandias. Isso para que vocês tenham uma idéia do quão paciente e compreensivo eu sou.
O que me incomoda é o tal do 'visionário' ali na parte de cima do poster. Pô, tá certo que isso é marketing, que ajuda no clima de oba-oba do filme, e tudo mais. O cara tá lançando o terceiro filme, será que não é um pouco cedo demais pra isso? Vê a história dos visionários indiscutíveis do cinema, e vê a partir de que filme eles passaram a receber esse incenso (George Lucas? Beleza, mas foi só DEPOIS do terceiro filme que ele virou 'o' cara. Irmãos Wachowsky? Aham, conta outra).
Qual é o grande mérito que faz dele um visionário? Fazer bons remakes (Madrugada dos Mortos é bom pra caramba, e aí?)? Fazer a mais famosa propaganda subliminar pro-gay da história (Aquele filme lá)?
Francamente, depois do 'Madrugada...' passei a botar a maior fé no Zack Snyder, mas depois de 300, e com toda essa onda em cima, Watchmen vai ter que ser muito, mas muito embasbacante pra alcançar às expectativas que ele mesmo tá criando. E olha que depois do 'Cavaleiro das Trevas' vai ser difícil conseguir esse truque de novo.

4 comentários:

Felipe S. disse...

Sou mais o novo filme do He-man
http://www.variety.com/article/VR1117999246.html?categoryid=13&cs=1
=D

Anônimo disse...

Pô, Kenzo!
Confesso: não dei crédito à sua crítica e fui ver o Curioso Caso de Benjamim Button.
Minha opinião: Maquiagem muito foda. Só.
Mas agora não sei se para de ler o seu blog ou se dou atenção ao que você diz.
Mas darei um créditozinho ao Whatchmen, assim, só por curiosidade.

Kenzo disse...

Sem comentários à sandice que o Felipe postou (hehehe).
Pra Ani, digo só que 'eu já sabia', e que espero muito, mas muito, não repetir a decepção com Watchmen, e a sessão de galera já está proposta!

Mauro Sérgio disse...

concordo com a coloção, visionário já é demais. calma. haha