sexta-feira, 4 de abril de 2008

Descendo a rua da ladeira

Não vem que não tem: o Simonal é mestre.


Não vem ao caso discutir as qualidades do atual Casseta & Planeta (que já está mais pra lá do que pra cá há uns bons 10 anos, ponto), mas Cláudio Manoel fez história, sim, seja com as publicações do grupo humorístico, seja ajudando na renovação do humor televisivo no TV Pirata e Casseta & Planeta Urgente (dois programas revolucionários que o tempo não foi muito amigo). No entanto, a baixa qualidade do programa e seus conseqüentes filmes fez com que eu ligasse o sinal amarelo ao ouvir qualquer coisa relacionada ao grupo. Não foi o caso do documentário “Simonal- Ninguém Sabe o Duro Que Dei”, dirigido pelo casseta Cláudio Manoel.



O título já ajudou bastante: um documentário do Simonal, uma das grandes vozes soul do Brasil, e vítima de uma das mais confusas e tristes histórias do pop brasileiro, tem de tudo pra ser grandioso, caso levado a sério. A recomendação de gente que viveu a época (como o jornalista esportivo Juca Kfouri), e o consenso de que o filme engrandece ao não tomar partido de ninguém, fazem com que ele seja praticamente obrigatório pra quem quer conhecer melhor o comportamento da classe artística (e através dela, de grande parte da sociedade) durante tempos tão tumultuados como a ditadura.



Fica a expectativa de que o filme não demore pra chegar até aqui (seja via DVD ou P2P, porque pedir pra um cinema da região passar documentários é esperar em vão), e que ele faça jus à carreira musical deste grande cantor brasileiro.

2 comentários:

chiphead disse...

E o filme dos Stones, foi ver? Achei foda, e no cinema dá pra ver muito melhor como os tiozinhos tão acabados.

Kenzo disse...

Nem rolou, mas pode crer que será.