sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Riogringa

Blog novo no blogroll: “Adventures of a Gringa in Rio

Diversos fatores fazem com que vocês gostem de diversos blogs. Ali mesmo no blogroll dá pra perceber: temos uns mais temáticos, técnicos, uns mais voltados à linkar outros (e que conseguem ser tão pessoais quanto qualquer 'diário virtual'), e uns de atualização escassa (je m'accuse!). Mas tem um tipo que me atrai muito, que é o que mistura as bolas, e acaba virando tal qual o home office (e que é a cara desses nossos tempos globalizados) bagunçado e brilhantemente humano que a gente encontra em qualquer casa (novamente, je m'accuse).

O Riogringa é um exemplo claro e interessantíssimo disso. Uma professora de inglês e de dança que veio dos Estados Unidos pro Brasil, e que mistura descobertas pessoais com experiências profissionais. Desde a recomendação gringa dos nossos churros (nota do blogueiro: obviamente), ao espanto com o nosso cachorro-quente 'de buffet', ao contrário do hó-dó americano seco, passando pela surpresa com o alto custo de vida, desigualdades sociais e a saudade de casa (aliviada com uma ida ao Starbucks).

Mas o que mais me chamou a atenção não foram esses episódios – porque sim, alguns blogs a gente acompanha tal uma novela-, mas as listas da blogueira enumerando, dentre outras coisas, o que os americanos não entendem sobre o Brasil, ou as melhores formas de irritar brasileiros. Achei uma ótima forma de descobrir algumas coisas sobre nós mesmo e a forma como vemos nosso país. E indico pra vocês, meus amigos leitores desse desatualizado blog.

Nenhum comentário: